Os novos colecionadores de arte
nov 21 2014 · 0 comments · Arte & Cultura, Cases, Colecionismo ·0
Uma verdade seja dita: há algumas décadas colecionadores de arte precisavam ter laços aristocráticos para poder iniciar ou sustentar uma coleção. Nomes como o de Peggy Guggenheim e Henry Tate estavam atrelados a fortunas que os posicionava na elite mundial do mercado de arte.
Muitos anos se passaram e muitas coisas mudaram: as obras de arte estão cada vez mais próximas do público e atendem ao gosto pessoal assim como ao bolso de um público diversificado, que não necessariamente nasceu em berço de ouro. Cada vez mais os colecionadores trabalham ou trabalharam duro para construir patrimônio e, por escolha, direcionam parte de seus investimentos na aquisição de obras de arte.
Esse grupo tem definido muito sobre como o mercado de arte de comporta, leia-se curadores, críticos, galerias, artistas e feiras. Mas como acertar na escolha, com a infinidade de obras, feiras e bienais circulando diariamente ao redor do globo? Alguns bem afortunados já carregam a tiracolo curadores pessoais que organizam as obras da coleção, promovem mostras privadas, bem como selecionam os artistas promissores e quais as próximas obras que serão adquiridas.
Os colecionadores acabam por tornar o hobby em investimento: rodam o mundo em busca de novas promessas na arte e são assíduos participantes de feiras, exposições e bienais, onde tem a oportunidade de dialogar com artistas, críticos e curadores. Tudo isso marca o percurso do colecionador, e educa seu olhar e gosto, orientando-o na construção do seu acervo particular.
Para aqueles que tem vontade de começar sua própria coleção e ainda sentem um certo receio de adentrar galerias de arte, uma excelente opção são os clubes de colecionadores. São diversos espalhados pelo país, que oferecem obras de valores e suportes variados. Com um valor pago mensalmente, o associado recebe as obras dos artistas participantes, nas tiragens determinadas pelo clube. É uma forma de começar a apurar o olhar para a arte e adquirir obras num valor mais acessível.
No Estado, a Galeria Matias Brotas foi a pioneira ao lançar o seu Clube do Colecionador, em 2013. A primeira edição foi um sucesso e contou com artistas de renome no cenário nacional e internacional. Agora estão preparando a segunda edição que contará novamente com a curadoria da Doutora em Artes Almerinda Lopes e obras de artistas como Shirley Paes Leme, Suzana Queiroga e Rosana Paste.